![](https://static.wixstatic.com/media/be3d3a_e1ecbaa1ca6a4eb6a8d4694e096f0eeb~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/be3d3a_e1ecbaa1ca6a4eb6a8d4694e096f0eeb~mv2.png)
O período pós-parto é uma fase de readaptação do corpo da mulher – o que inclui a retomada da produção hormonal regular e do ciclo menstrual.
Falando especificamente da menstruação, o seu retorno pode variar muito de mulher para mulher: há casos em que a menstruação chega enquanto a mãe amamenta, porém o ciclo pode apresentar irregularidades no volume e frequência do fluxo menstrual.
A amamentação tem relação direta com a volta do ciclo menstrual: durante essa fase, ocorre um aumento da produção de prolactina, que tem a função de estimular a produção de leite materno. Este hormônio pode bloquear a ovulação e, por este motivo muitas mulheres ficam sem menstruar.
Por isso, as mães que amamentam regularmente podem passar até um ano livre das cólicas, da TPM e dos absorventes. Ou seja, quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai demorar para o ciclo menstrual voltar. Já as que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais em cerca de três meses depois do parto, isso vai depender do organismo de cada uma.
Um ponto importante: caso a mulher não esteja planejando uma nova gestação é importante adotar algum método contraceptivo, pois em muitos casos a mulher pode engravidar mesmo sem o retorno dos ciclos menstruais. Isso pode ocorrer pelo fato de a mulher ter a primeira ovulação pós-parto antes mesmo da menstruação chegar.
Ref.: FROTHINGHAM, Scott. Why Do Women Have Periods?. Disponível em: <https://bit.ly/3zBTBjj>
.
.
.
Commentaires