![](https://static.wixstatic.com/media/f053a5_71a08e7697be48109e208a068fe539dd~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/f053a5_71a08e7697be48109e208a068fe539dd~mv2.jpg)
A Síndrome do Ovário Policístico - SOP, também conhecida como síndrome de Stein-Leventhal, é um desequilíbrio hormonal que afeta as mulheres. É caracterizada pela produção de muitos andrógenos, ou hormônios “masculinos”.
A SOP pode fazer com que as mulheres desenvolvam pêlos excessivos e acne. Também pode causar cistos nos ovários e interromper os ciclos menstruais normais.
É uma condição complicada porque não existe um único teste para diagnosticá-la. Em vez disso, os médicos examinam as pistas do que está acontecendo em seu corpo. O crescimento excessivo do cabelo ou períodos irregulares podem ser sinais. Os médicos podem então montar uma imagem de SOP.
A SOP geralmente passa despercebida em mulheres devido à dificuldade de fazer um diagnóstico. Os sintomas podem variar e ocorrer em muitos tipos diferentes de mulheres.
Obesidade ou ganho de peso, por exemplo, pode ser uma ocorrência frequente com a SOP. Mas não é um dado adquirido. Muitas mulheres com SOP têm formas corporais magras.
Infelizmente, até 50 por cento das mulheres que têm SOP nunca são realmente diagnosticadas. Por causa disso, o SOP às vezes é chamado de assassino silencioso.
Alguns dos sintomas mais comuns de SOP incluem:
Cistos de “colar de pérola” nos ovários
resistência a insulina
testosterona alta causando crescimento excessivo de cabelo, calvície de padrão masculino e acne
ovulação suprimida
ganho de peso excessivo
ganho de peso na cintura
manchas escuras e espessas de pele no pescoço, braços, seios ou coxas
marcas na pele nas axilas ou na área do pescoço
dor pélvica
ansiedade ou depressão
apnéia do sono
Atualmente não há cura para a SOP. Mas é possível controlar os sintomas.
As opções para ajudar a gerenciar os sintomas incluem:
pílulas anticoncepcionais
perda de peso
espironolactona
outros bloqueadores de andrógeno
Junto com outros medicamentos para fertilidade, a metformina, que ajuda a controlar o açúcar no sangue, é comumente prescrita para ajudar a induzir a ovulação.
Comments